BMW M5 F90


A nova geração do sedã esportivo já não é mais novidade, foi lançada na maior feira de games da Europa, em parceria com a Eletronic Arts, pois ele estará na nova edição do jogo de videogame Need For Speed Payback. Isso porque, a parceria da BMW com a produtora de games é antiga, desde o lançamento do BMW M5 no ano de 1999 (Geração E39)

No entanto, o modelo ainda é a principal atração no estande da marca, com duas unidades expostas, uma normal e outra especial.

A versão especial First Edition é limitada a 400 carros mundiais. O grande diferencial está na carroceria pintada na exclusiva cor Frozen Dark Red, com detalhes em preto brilhante, rodas de 20 polegadas e bancos em couro branco com costuras vermelhas.

MOTORIZAÇÃO

A nova geração do sedã esportivo esconde sob o capô um 4.4 litros V8 que desenvolve 608 cv e 76,5 m·kgf de torque, acelerando de 0-100 km/h em 3,4 segundos e de 0-200 km/h em 11,1 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (controlado eletronicamente), ou 305 km/h caso o modelo possua o pacote opcional M Driver, onde o limitador é retirado. O câmbio é automático de 8 velocidades.

RODAS, FREIOS e PNEUS

De série, o novo BMW M5 possui rodas de 19 polegadas e sistema de freios com seis pistões. Como opcional, há freios de carbono-cerâmica “M” que diminuem o peso do sedã em 23 kg, além de rodas de 20 polegadas.

Os pneus são os Michelin Pilot Sport 4S, nas medidas 275/40R19 na dianteira e 275/40R19 na traseira. Quando equipado com o jogo de rodas de 20 polegadas, as medidas são 275/30R20 na dianteira e 285/35R20.

SISTEMA DE TRAÇÃO E ESCAPAMENTO

Além dos novos componentes utilizados para a redução de quase 100 kg em relação a geração anterior do BMW M5 (F10), a grande novidade do modelo é o novo sistema de tração.

Antes de mais nada, vale salientar que o BMW M5 em todas as suas gerações sempre possuiu tração traseira. Contudo, a nova geração é 4×4, mas diferente dos demais xDrive (nome dado a tração nas quatro rodas da marca) e também a tração 2WD

Explicando melhor, a transmissão quando em modo 4×4, sempre repassa um pouco mais de força as rodas traseiras. Contudo, o motorista pode desacoplar eletronicamente o diferencial dianteiro, tornando o modelo apenas com tração traseira.

Há ainda os modos de condução 4×4 Sport e MDM, onde o diferencial eletrônico distribui a tração do carro, capaz de permitir o deslizamento das rodas traseiras.

Já o sistema “M Sound Control” permite ao motorista controlar a abertura do flap, alterando assim a sonoridade do escapamento.

PREÇO

O modelo parte de 117.900 euros, acrescidos de 19.500 euros caso o comprador opte pela versão First Edition. Certamente o modelo será vendido no mercado brasileiro, porém, sem definição de datas ou preços. Ficamos na torcida para que pelo menos 1 unidade da First Edition venha para cá.

Fotos: Fernando Marques

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

2 Responses

  1. 04/10/2017

    […] Nesta primeira parte, confira abaixo alguns dos lançamentos e conceitos da BMW. Um dos lançamentos que já mostramos anteriormente é o Novo BMW M5. […]

  2. 12/11/2018

    […] A nova geração do BMW M5 não é mais novidade aqui no site, pois já estivemos com ela no Salão de Frankfurt, em outubro do ano passado. Para rever a matéria completa, basta clicar aqui. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *