Seat Leon Cupra R
Nos anos 90, a espanhola Seat comercializava alguns modelos no Brasil, aproveitando a abertura da importação naquela época, fazendo também raras aparições em algumas edições do Salão do Automóvel, em São Paulo. No entanto, há muito tempo a marca deixou o país e sua volta nunca foi efetivada, uma pena.
No mercado Europeu a marca segue firme e apresentou no Salão de Frankfurt o Leon Cupra R 2018.
O hatch, lançado em 1998, sempre foi chamado de “Golf Espanhol”, tendo em vista o porte de ambos e o compartilhamento de plataformas, motores e peças. Na época, a gama de motores era vasta, contando até com o poderoso VR6 2.8 litros e 178 cv lançado no VW Golf.
MOTOR
O Seat Leon 2018 apresenta a versão Cupra R, limitada a 799 unidades e que é equivalente a versão R do VW Golf .
Estranhamente, a marca já oferecia a versão R 300 com 300 cv, tração nas quatro rodas e câmbio manual. Contudo, na versão 2018, está apenas disponivel com tração dianteira, EA888 2.0 turbo com 300 cv e a opção de câmbio manual de seis marchas ou a automatiada de dupla embreagem DSG também de seis velocidades. .
Sem o sistema de tração integral, o hatch ficou mais leve. Com isso, quando equipado com câmbio manual, vai de 0-100 km/h em 5,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 250 km/h.
VISUAL
Visualmente, a versão é logo identificada pelos logotipos, capas dos retrovisores e rodas na cor dourada.
Parachoques mais agressivos, com detalhes em preto brilhante na dianteira, saias laterais, aerofólio, rodas de 18 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e dupla saída de escapamento completam o visual. Os spoilers e o difusor são feitos em fibra de carbono.
Por dentro, o modelo conta com volante e alavanca de câmbio revestidos em alcântara, bem como bancos esportivos revestidos no mesmo material e detalhes em dourado nas saídas de ar e no console central. Conta ainda com suspensão adaptativa e freios Brembo perfurados.
A versão disponibiliza a seus clientes apenas três opções de cores, sendo elas: Midnight Black, Pirineos Grey e Matt Grey.