Estande da Ford no Salão de Frankfurt 2017


A americana Ford também fez bonito na Alemanha. Seu maior destaque foi o lançamento do facelift da sétima geração do Ford Fiesta, que veremos abaixo.

Fotos: Fernando Marques

FORD GT

O novo supercarro da marca já marcou presença aqui no site, durante o Salão Internacional do automóvel. Para rever a matéria, que explica toda a história de sucesso do modelo e dados técnicos, basta clicar Ford GT

Ford GT no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016. Foto: Fernando Marques

Ford GT no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016. Foto: Fernando Marques

As vendas do modelo foram abertas em 13 de abril de 2016 e terminaram um mês após, tendo em vista que serão produzidos nos próximos 2 anos apenas 500 veículos no total.

De 10.800 pessoas que mostraram interesse, 6.506 inscrições foram totalmente completas. Ainda, cerca de 200 mil pessoas confirguraram o modelo no site, segundo a montadora. Embora as inscrições já estejam encerradas, o público pode acessar o www.fordgt.com e configurar a sua unidade dos sonhos.

Os interessados tiveram de produzir um vídeo explicando porque deveriam ser escolhidos para ter uma das unidades.

Em 2015, a Ford anunciou o seu retorno as pistas no ano seguinte. Isso porque o Ford GT possui todo um legado no automobilismo, em especial nas 24 horas de Le Mans.

Ambos os veículos, de produção e de competição, chegaram em 2016 para celebrar o 50º aniversário do Ford GT que alcançou o 1º, 2º e 3º lugares das 24 Horas de Le Mans, em 1966.

NOVO FORD FIESTA ST

A marca apresentou o facelift da 7ª geração do Fiesta de uma maneira bem divertida para comemorar seu 40º aniversário. O público poderia acessar um segundo andar no estande da marca com todas as gerações do modelo expostos. No Brasil, vale lembrar que o modelo passou a ser comercializado a partir da terceira geração, nos anos 90.

A nova geração do Fiesta não chegará ao Brasil, pois segunda a marca, o seu foco está no irmão maior Focus, que será lançado no fim do ano no Brasil.

Mais moderna, bonita a equipada, a versão conta com mais de 20 mil variantes de equipamentos, quase do dobro da versão anterior.

Por dentro, se comparado com o anterior Fiesta, o número de botões na console central foi reduzido para quase metade, tornando as funções do carro mais fáceis de gerir. Também há menos botões no volante, o qual, pela primeira vez, pode ter opção de aquecimento para mais conforto nas mãos nas frias manhãs de inverno.

O modelo conta ainda com sensores que monitoram em 360 graus ao redor do veículo e podem ver até 130 metros para a frente – uma distância superior ao comprimento de um campo de futebol. O Fiesta é capaz de detectar objetos que estejam na estrada ou perto dela, ou que podem cruzar na trajetória do veículo, e, caso o condutor não responda aos avisos, o próprio carro é capaz de frear automaticamente, seja em situações diurnas ou noturnas.

Por outro lado, estacionar o Fiesta nunca foi tão fácil. Através de sensores, o modelo consegue localizar lugares de estacionamento adequados, tanto em paralelo como lado a lado com outros carros, estacionando sozinho. Esta tecnologia é utilizada em veículos premium em nosso país.

Destaco o modelo com o primeiro Ford a utilizar o sistema de som da Bang & Olufsen, composto por dez alto-falantes, incluindo um subwoofer no porta-malas e um amplificador com 675 watts de potência.

Por fim, a versão ST em todas as gerações na foto abaixo.

Todas as gerações do Fiesta ST. Foto: Divulgação

Todas as gerações do Fiesta ST. Foto: Divulgação

A nova geração esportiva do modelo, apresentada no Salão de Genebra este ano, conta com um novo motor EcoBoost de três cilindros e 1.5 litros, que produz 200 cv e 29,57 m·kgf de torque, acelerando de 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos.

É ainda o primeiro Fiesta ST com modos de condução selecionáveis, que permitem configurar o motor, a direção e os controles de estabilidades nas definições “Normal”, “Sport” e “Track”, para proporcionar uma experiência de prazer de condução totalmente otimizada, das estradas aos track days.

Com lançamento agendado para o início de 2018, nas versões de três e cinco portas, a nova geração do Fiesta ST será proposta numa variedade de acabamentos interiores.

FORD MUSTANG

Presente nas últimas edições do Salão do Automóvel em São Paulo, a Ford confirmou a venda oficial do Mustang, cuja pre-venda já se iniciou e as primeiras unidades serão entregues em 2018.

O modelo, passou por um novo facelift e foi apresentado ao público europeu com melhorias significativas no motor e suspensão, tecnologias avançadas de assistência à condução e mais opções de personalização.

Por fora, o Novo Mustang recebeu todo o sistema ótico em LED, nova disposição dos faróis de neblina no novo para-choque dianteiro, além do também novo para-choque traseiro e novas opções de rodas.

Por dentro, o painel inteiralmente em LED oferece 11 opções de cores e central multimídia de 12 polegadas.

O novo sistema opcional de amortecimento MagneRide Damping System consegue responder com uma rapidez fulminante às alterações nas condições da estrada. Os amortecedores contêm no seu interior um fluído especial que é estimulado eletronicamente de modo a oferecer um nível de amortecimento mais firme ou mais suave, em função das situações de condução. Um conjunto de sensores monitora as condições 1.000 vezes por segundo, de forma a assegurar o melhor comportamento dinâmico.

Pela primeira vez, o Mustag conta com o sistema “Boa Vizinhança”. Isso porque, o motorista pode selecionar a intensidade do ronco do motor, caso saia de casa pela manhã ou chegue muito tarde. Gostei do nome, Ford!

Destre a gama de motores, destaque para o V6 2.3 litros EcoBoost com 290 cv e do poderoso motor V8 de 5.0 litros de 450 cv, em combinação com a nova caixa automática de 10 velocidades da Ford ou seis marchas manual.

As vendas começam na Europa também no ano que vem.

FORD FOCUS RS

Em sua versão mais potente da história, o Ford Focus RS também abrilhantou o estande da marca.

Sucesso em vendas, público e midia especializada, o hot hatch possui um 2.3 litros turbo com 350 cv e 45,4 m·kgf de torque, aliado a um câmbio de seis velocidades com relações curtas. Com tudo isso, acelera de 0-100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima de 265 km/h.

Para competir com o Volkswagen Golf R e o Mercedes-Benz A45 AMG, por exemplo, o Ford possui tração integral e quatro modos de condução: normal, esportivo, pista e o inédito modo drift.

Em sua terceira geração, o Ford Focus é o 30º carro da marca a contar com a sigla RS, famosa no Escort, Sierra e RS2000, por exemplo.

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *