Estande da Volkswagen no Salão de Frankfurt 2017


Conheça os conceitos e principais lançamentos da Vokswagen no Salão Internacional de Frankfurt.

Fotos: Fernando Marques

CONCEITOS

A Alemã apresentou na sua própria casa três conceitos elétricos, frutos de sua nova linha de produtos que começará a ser lançado em 2020. Vale lembrar que todos utilizarão a plataforma MEB, exclusiva para sua linha de elétricos. A partir de 2030, todas as marcas serão proibidas de vender automóveis movidos a combustíveis fósseis na Alemanha.

VW I.D. Concept – O primeiro a ser lançado promete ser o I.D. Concept. O hatch, que leva quatro passageiros, possui com um motor elétrico de 170 cv, indo de 0-100 km/h em 8 segundos. As baterias de ion de lítido ficam localizadas no assoalho. O conceito possui condução totalmente autonoma, bem como os demais conceitos abaixo.

VW I.D. Crozz– O novo SUV elétrico da alemã será lançado em 2020. Destaque para a grade toda em LEDs, que flui entre os faróis. A versão apresentada conta com dois motores elétricos, que juntos geram a potência de 300 cv. As portas podem ser abertas ou fechadas automaticamente por comando de voz.

VW I.D. Buzz – Não tem como olhar e não lembrar da saudosa Kombi. O ID Buzz foi confirmado pela VW e será produzido a partir de 2022, sendo um veículo de passageiros mas também com a opção de cargas. A versão conceito também conta com um motor elétrico dianteiro e outro traseiro, ambos gerando 201 cv. A marca afirma que 80% de sua bateria pode ser recarregada em apenas 30 minutos, utilizando o sistema de carregamento combinado (CCS) ou uma interface de carga indutiva.

LANÇAMENTOS

VOLKSWAGEN up! GTI

Enfim teremos uma versão esportiva do compacto Up!. Mas não estamos falando do encapetado brasileiro com o motor 1.0 TSI e pouco mais de 100 cv.

A ideia da versão esportiva do compacto não é nova e foi apresentada ao público brasileiro em 2012, durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, antes mesmo do lançamento do modelo por aqui. Abaixo, vemos um dos registros que fizemos, ainda como conceito.

Conceito Up! GTI exposto no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012. Foto: Fernando Marques

Conceito Up! GTI exposto no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012. Foto: Fernando Marques

E a marca expôs bem ao lado do modelo o Volkswagen Golf GTI dos anos 70. Isso porque, o icônico hot hatch daquela época apresenta números parecidos com o Up! GTI, além da estética.

Por fora, apresenta visual próximo ao nosso Up!, que passou por um face-lift recentemente. Destaque para as rodas de 17 polegadas e discreto spoiler e extrator nos parachoques. Nas laterais, uma faixa na cor preta e o logotipo da versão nos para-lamas dianteiros remetem ainda o lado esportivo. O filete vermelho também aparece, dessa vez na grade dianteira e na tampa do porta-malas.

Já o interior simples do Up! recebeu bancos com tecido xadrez, aplique vermelho no painel e o volante do irmão rico Golf GTI.

Mas seu grande trunfo está em baixo do capô. O 1.0 TSI foi herdado das versões de entrada do Golf, desenvolvendo 115 cv a 5.000 rpm e 20,4 m·kgf de torque a 2.000 rpm, ou seja, quase o mesmo torque do Renault Sandero RS.

Em outras palavras, o Up! GTI seria a releitura do Golf GTI da primeira geração, que possui 810 kg, 110 cv e acelera de 0-100 em 9 segundos. Já o Up! GTI possui 997 kg e vai de 0-100 em 8,8 segundos.

Entenderam porque o Golf GTI Mark I é ícone até hoje?!

VOLKSWAGEN GOLF GTI PERFORMANCE

O facelift da sétima geração do Golf GTI, que em breve será lançada no Brasil, apareceu no Salão de Frankfurt ainda mais bonito e esportivo, graças ao kit Performance.

Por dentro, o modelo conta com o novo painel digital, que também está disponível nas versões topo de linha do Novo Polo. Esse painel, lançado inicialmente pela Audi, permite ao condutor, por exemplo, minimizar os velocimetros e apresentar em toda sua tela de 12.3 polegadas o mapa completo do GPS, além da central de entretenimento de 9,2 polegadas.

Por fora, novo display nos faróis e lanternas, filete vermelho nas rodas pintadas de grafite e novos spoiler dianteiro e traseiro.

Em termos de potência, o Golf GTI com pacote Performance desenvolve 245 cv (15 cv a mais) e também maior torque 37,74 m·kgf ante ao antigo 36,89 m·kgf. Vai de de 0-100 km/h em 6,2 segundos.

VOLKSWAGEN POLO GTI

O hatch, que acabou de ser lançado no Brasil, foi apresentado pela primeira vez ao público, incluindo as versões com kit R Line a versão esportiva GTI.

O novo Polo GTI é equipado com o já consagrado powertrain 2.0 turbo de quatro cilindros, que desenvolve 200 cv e 36,2 m·kgf de torque a partir dos 1.500 rpm, além de câmbio DSG de dupla embreagem e seis velocidades. Com esses números, o novo Polo GTI alcança de 0-100 km/h em 6,7 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h.

Assim como todo esportivo da marca, o Polo apresenta o logotipo GTI na grade além do filete vermelho que invade os faróis. Os para-choques são maiores e mais esportivos, além das rodas mais esportivas e dupla saída de escapamento.

Por dentro, a versão conta com o painel digital e bancos xadrex, sendo este último também um clássico da linha GTI ao longo de décadas.

VOLKSWAGEN T-ROC

Apresentado ao público brasileiro no Salão Internacional de 2016 como conceito, o T-Cross Breeze (foto abaixo) se tornou o novo Volkswagen T-Roc.

Conceito T-Cross Breeze no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016. Foto: Fernando Marques

Conceito T-Cross Breeze no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016. Foto: Fernando Marques

O novo SUV compacto da marca, como já falamos, tem a missão de brigar com Honda HR-V, Renault Captur, Hyundai Creta, Ford EcoSport, entre outros.

Assim, já sabemos que sua presença no Brasil é garantida, sem maiores informações por enquanto.

VOLKSWAGEN GOLF R PERFORMANCE

A versão topo de linha do carro mais vendido pela Volkswagen ficou ainda melhor!

O Volkswagen Golf R Performance Package agora possui 310 cv (10 cv a mais que a versão R de entrada). Além disso, o modelo conta com painel de instrumentos LCD (já presente na versão GTI), novos pneus semi slick Michelin Pilot Sport Cup 2, novo sistema de freios e sistema de escapamento Akrapovic (que reduz seu peso em 7 kg).

Tudo isso para acelerar de 0-100 km/h em 5,1 segundos quando com câmbio manual e incríveis 4,6 segundos quando equipado com o câmbio DSG.

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

1 Response

  1. 22/11/2018

    […] aqui os conceitos expostos no Salão de […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *