Chevrolet Bolt EV


O elétrico da Chevrolet mal chegou as concessionárias nos Estados Unidos e já está sendo exposto no Salão do Automóvel. Infelizmente apenas para o evento, pelo menos por enquanto.

Os carros elétricos sempre estiveram presentes na história do automóvel. No entanto, modelos com tecnologia o suficiente para rodarem por longas distâncias utilizando apenas uma carga estão no mercado há pouco tempo, mas o grande desafio ainda é o de tornar estes modelos populares.

Com autonomia declarada de até 238 milhas, algo em torno de 380 km, o modelo é capaz de realizar uma viagem entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Um carro movido a gasolina gastaria cerca de 20 litros ou cerca de 70 reais para realizar a mesma viagem. O Bolt possui quase o dobro de autonomia em comparação com o elétrico mais conhecido no país, o BMW i3, cuja autonomia é de apenas 200 km com uma carga completa, o que seria o suficiente para completar apenas 2/3 da mesma viagem acima.

Custando cerca de US$ 38 mil dólares nos Estados Unidos (país de origem), o Bolt EV quer ser um dos pioneiros na massificação dos modelos elétricos. Mesmo em países como os EUA, os carros elétricos ainda não alcançaram uma popularidade desejável, pois ou é caro, ou possui baixa autonomia. É justamente aí que a Chevrolet quer encaixar o Bolt EV, um veículo com preço acessível e alta autonomia. Entretanto, a GM não está sozinha nesta jornada, marcas como a Tesla, BMW, Nissan e diversas outras também possuem os mesmos planos, o que é excelente do ponto de vista do consumidor.

Em termos tecnológicos o elétrico da GM conta com o que há de mais moderno. Sistema regenerativo através das frenagens e modo como o motorista acelera e desacelera o veículo, sistema de gerenciamento da bateria, 10 airbags, câmeras espalhadas por todo o carro, sistema de alerta de ponto-cego, conectividade com smartphones e tablets, entre outros…

No Brasil não há previsão de chegada, mas com modelos mais caros e com autonomia inferior ao Bolt EV sendo comercializados por aqui, acreditamos que ele possa vir a ser comercializado no Brasil.

Fotos: Guilherme Nascimento

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

You may also like...

1 Response

  1. 19/11/2018

    […] O elétrico Bolt debutou na última edição do Salão do Automóvel, mas só agora a marca confirmou suas vendas por aqui no ano que vem, a partir de R$ 175 mil reais. Para rever a matéria, basta clicar aqui […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *