Honda Civic Type R & Honda NSX


Enfim tivemos o prazer de conhecer a versão mais insana do Honda Civic.

A 10ª geração do modelo contou com um projeto exclusivo para a versão Type R, em paralelo com a versão hatch “normal”, que infelizmente não temos no Brasil. E pela primeira vez, o mundo todo terá um mesmo Honda Civic Type R.

A nova geração conta com novidades não só visuais, mas também estruturais. O nosso chassi é mais leve e mais resistente em relação a geração anterior do Type R, o que resulta numa melhora da rigidez de torção de 37% e uma melhora da rigidez da flexão estática em 45%. O novo Type R também é 165 mm mais longo, 36 mm mais baixo e 2 mm mais largo se comparado ao seu antecessor.

O motor 2.0 VTEC de quatro cilindros turbo desenvolve 320 cv a 6500 pm e 40,78 m·kgf de torque entre 2500 e 4500 rpm. Com isso, o novo Honda Civic Type R precisa de apenas 5,7 segundos para chegar de 0-100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 272 km/h.

Câmbio de dupla embreagem? Esqueça! O esportivo da Honda mantém o câmbio manual de seis marchas!

Talvez você prefira o design pacato do seu concorrente Volkswagen Golf R. Isso porque a versão Type R do Civic é logo identificada por largos parachoques dianteiros, além do aerofólio, entradas de ar nos paralamas dianteiros e pelo “H” vermelho. As três saídas de escapamento também parecem exagero, mas cumprem sua função. As saídas das extremidades libertam o fluxo do motor, enquanto a saída central controla a sonoridade do motor.

Destaque para o jogo de rodas aro 20, exclusivas do modelo, calçadas com pneus Continental Sport Contact 6 nas medidas 245/30 R20.

Fotos: Fernando Marques

HONDA NSX

A nova geração do Honda NSX já apareceu aqui no Brasil em duas oportunidades, ambas no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.

A primeira delas em 2012, como carro conceito da Acura e em 2014, também como carro conceito (foto abaixo).

Honda NSX Concept no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. Foto: Guilherme Nascimento

Honda NSX Concept no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. Foto: Guilherme Nascimento

Conhecido nos anos 90 como “a Ferrari Japonesa”, o esportivo naquela época teve a colaboração de nada mais nada menos que Ayrton Senna.

Mas agora as coisas mudaram. O novo Honda NSX é hibrido e conta com um motor V6 biturbo de 500 cv aliado a mais três motores elétricos para a gerar torque instantâneo de 66 m·kgf. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e nove marchas. Conta ainda com tração integral.

Fotos: Fernando Marques

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *