Porsche 918 Spyder & Porsche 919 Hybrid


Hoje vamos mostrar os 2 supercarros da Porsche que estavam expostos no Salão de São Paulo.

A relação entre estes dois carros, apesar de possuírem propostas bem distintas, é enorme. Ambos são modelos híbridos, mas enquanto um é de produção para as ruas, o outro é utilizado em provas de endurance, como a Le Mans e a WEC (World Endurance Championship). De acordo com a Porsche, os modelos tem muito em comum em termos de tecnologia, pois foram desenvolvidos em conjunto através do conhecimento da Porsche em automobilismo.

O Porsche 918 Spyder é o supercarro do momento da Porsche. Equipado com três motores, sendo um 4.6 V8 e mais dois motores elétricos (um na frente e outro atrás), possui um total de 887 cv de potencia e 81,6 m·kgf de torque. Com tanta potencia, o bólido é capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 2,8 segundos e atinge velocidade máxima de 340 km/h. No Brasil foram comercializadas 3 unidades do modelo por cerca de R$ 4 milhões cada.

Já o 919 Hybrid possui um motor 2.0 turbo com aproximadamente 500 cv de potência, que é despejada no eixo traseiro. A parte onde o veículo se transforma em um híbrido é bem interessante. Há dois sistemas no carro, sendo o primeiro capaz de recuperar energia do fluxo dos gases de escape, e o segundo capaz de recuperar energia das frenagens no eixo dianteiro. Estas energias são armazenadas em uma bateria e podem ser utilizadas pelo piloto durante uma corrida, por exemplo, gerando algumas centenas de cv de potência extra, que por sua vez é despejada no eixo dianteiro. A combinação da potência do motor a combustão no eixo traseiro com a potência vinda da bateria (que recuperou energia através das formas citadas acima) no eixo dianteiro, fazem com que este híbrido possua tração nas quatro rodas. A Porsche vem trabalhando para que este sistema inovador chegue aos carros de rua em breve.

No último domingo o Porsche 919 Hybrid teve sua primeira vitória em um campeonato. Felizmente esta vitória aconteceu durante a Le Mans 6 Horas de São Paulo, evento este que ocorreu no último domingo e contou com a participação de grandes nomes do automobilismo.

Para finalizar, aí vai uma curiosidade: O primeiro modelo híbrido da história surgiu em 1899 e foi criado por Ferdinand Porsche. Trata-se do Lohner-Porsche, um modelo criado em parceria com uma fabricante de carruagens austríaca.

Fotos: Fernando Marques

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *